Assessoria Empresarial

A competitividade mundial aumentou obrigando empreendedores e empresas a um contínuo aprimoramento de suas metas, processos, produtos e serviços, visando a assumir uma posição de liderança, inovação, sobrevivência ou até mesmo de novos projetos. No entanto, na maioria das vezes o aprimoramento exigido ultrapassa a capacidade das pessoas envolvidas.

Nós, da Alessi Contabilidade, através de uma consultoria de alto impacto, focada na integração de ferramentas de gestão consolidadas e disruptivas, produzimos resultados concretos, entregando soluções assertivas de acordo com a necessidade e estratégia de cada objetivo. Cultivamos uma relação de confiança mútua e proporcionamos geração de valor e experiência na superação de qualquer desafio.

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Modelagem de Negócios
A estruturação certeira do conceito do negócio e a validação com possíveis consumidores tornou-se essencial. Através da utilização de metodologias é possível a avaliação e adequação do modelo inicial, identificando o que diferencia positivamente a proposta de valor do negócio o e o que pode ser modificado para melhor aceitação de mercado.
Modelagem Ishikawa
O Diagrama de causa e efeito apresenta visualmente as causas dos problemas ocorridos e como efeitos que impactam diretamente na qualidade do que é produzido. Além disto, é uma ferramenta que contribui para o aperfeiçoamento do processo, reunindo a equipe e promovendo uma bateria de discussões assertivas em torno dela.
Planejamento Estratégico
O posicionamento da empresa, bem como sua missão, visão e valores, são todos definidos através da implementação do Planejamento Estratégico, o qual busca estabelecer a identidade organizacional como um todo e definir as diretrizes estratégicas a serem seguidas pela empresa em todos os níveis organizacionais.
Pesquisa Quantitativa
Tem por objetivo apontar a frequência e a intensidade dos comportamentos dos indivíduos de uma população. Pode ser implementada em tudo que pode ser quantificável, ou seja, busca traduzir em números as opiniões e informações para então obter a análise dos dados e, posteriormente, chegar a uma conclusão.
Abertura de Empresa
Elaboração do contrato social, estatutos, obtenção do CNPJ, inscrição estadual e municipal, além de outros serviços necessários para operacionalização da empresa.
Modelagem PDCA
O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act). O intuito é ajudar a entender não só como um problema surge, mas também como deve ser solucionado, focando na causa e não nas consequências. Uma vez identificada a oportunidade de melhoria, é hora de colocar em ação atitudes para promover a mudança necessária e, então, atingir os resultados desejados com mais qualidade e eficiência.
Relacionamento
Assessoria na prospecção de alianças estratégicas através do relacionamento institucional entre governo, entidades, empresas e sociedade.
Benchmarking
Trata-se de um processo contínuo de pesquisa e comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. A ferramenta permite aos empreendedores realizar comparações de processos e práticas “companhia-a-companhia” para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.
Modelagem Canvas
O Business Model Generation/Canvas é uma ferramenta desenvolvida com o intuito de auxiliar a novos empreendedores a elaborarem seus modelos de negócios. Por meio de uma interface intuitiva e eficaz, o usuário adota um quadro com nove áreas estratégicas distintas, que servem como um ponto de partida para conceituar negócios.
Modelagem BCG
Seu objetivo é analisar o portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto. Esta matriz é uma das formas mais certeiras de representação destes posicionamentos em relação a variáveis externas e internas, auxiliando na gestão de marketing, planejamento estratégico e análise de portfólio.
Planejamento Financeiro
Os projetos da área de Finanças visam à minimização dos riscos no processo de tomada de decisão através do melhor planejamento e da estruturação do controle financeiro de uma empresa real, ou que ainda não saiu do papel.
Pesquisa Qualitativa
É traduzida por aquilo que não pode ser mensurável. A pesquisa qualitativa está relacionada em levantar dados sobre as motivações de um grupo, em aprofundar, compreender e interpretar determinados comportamentos, frente a opinião e as expectativas dos indivíduos de uma população. É exploratória e pode indicar nuances imprevisíveis sobre uma questão-problema.
Processos Gerenciais
Através de mapeamentos e redesenhos de processos, são apresentadas melhorias e otimizações dos processos internos, sempre almejando uma maior eficiência na geração de resultados.
Modelagem SWOT
A famosa matriz SWOT foi desenvolvida na década de 60 na Universidade de Stanford e, rapidamente, se transformou num método utilizado por todas as principais empresas do mundo na formulação de suas estratégias. Essas áreas são separadas entre análise interna (forças e fraquezas) e análise externa (oportunidades e ameaças). Além disso, também existe a visão dos elementos que ajudam (forças e oportunidades) e aqueles que atrapalham (ameaças e fraquezas). Assim, a SWOT ou FOFA se torna um exercício completo de análise de ambiente que deve ser aplicado em qualquer processo de planejamento estratégico.
Inovação
Apresentar técnicas de planejamento, avaliação e tomada de decisões para orientar empreendedores e empresas na elaboração de projetos de inovação tecnológica. Uma das maiores dificuldades na formulação desse tipo de projeto é saber o valor da tecnologia para não gastar mais do que a inovação vale, por conta disso, é preciso saber avaliar como a tecnologia em questão se portará a médio e longo prazo.
Reengenharia
É uma ferramenta de gestão que tem como objetivo tornar a empresa mais competitiva através de medidas que alterem seus processos, ou seja, elimine processos ultrapassados, reinvente novos procedimentos operacionais, o que proporcionará a redução de custos, aumento do grau de satisfação do cliente e aumento da produtividade. Tipos de reengenharia: De negócio: repensar e recriar o negócio como um todo. Cultural: relacionado a mudança da filosofia e de valores no trabalho. Estratégica: busca recriar a forma de ser da empresa. De sistema: mudança na forma de processar a informação com nova tecnologia. De informação: mudanças no uso de hardware e software. De processo: procura reinventar cada processo analisado.
Modelagem Design Thinking
Usar o design para construir soluções em conjunto os com os usuários pode ser simples e justamente o diferencial. O design, na sua essência, é a capacidade de equilibrar um projeto sobre três pilares, garantindo as melhores soluções quanto: viabilidade, praticabilidade e desejabilidade.
Business Plan
O modelo de negócio estando validado inicia-se a necessidade de estruturação real do negócio, permitindo a definição do posicionamento estratégico da empresa no mercado, além de abranger a análise da viabilidade econômico-financeira. A metodologia também pode ser utilizado como direcionamento ou redirecionamento do negócio existente e engloba pesquisas mercadológicas e financeiras.
Captação de Recursos
Captação de recursos de curto, médio e longo prazo – BNDES, BRDE, BADESUL, Finep, fundos de investimentos, dentre outras fontes de capital e apoio.
Propriedade Intelectual
Assessoria no registro de marcas, patentes, invenções, desenhos industriais, softwares, avaliação de marcas, registro de indicações geográficas, proteção de direitos autorais, contratos de transferência de tecnologia, contratos de licenciamento de marca, contratos de franquia e informação tecnológica.
Coaching e PNL
Conduz a melhoria da satisfação pessoal, produtividade, relacionamento no trabalho e potencializa a propensão para mudanças organizacionais.
Modelagem 5W2H
É uma metodologia cuja base são as respostas para estas sete perguntas essenciais. Com estas respostas em mãos, você terá um mapa de atividades que vai ajudar a seguir todos os passos relativos a um projeto, de forma a tornar a execução muito mais clara e efetiva. W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?) 2H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?)
Startups
O objetivo é capacitar empreendedores e suas equipes para o desenvolvimento de competências empresariais alinhadas aos desafios e oportunidades oferecidos pelo mercado e criação de bases gerenciais que constituam raízes para o crescimento futuro de suas empresas. O mentor irá elaborar um plano de recomendações para balizar as ações fundamentais, além de ajudá-los com percepções de mercado relevantes para o segmento de atuação específico da empresa.
Balanced Scorecard
Os objetivos estratégicos de uma empresa são atingidos quando o empreendedor é capaz de difundir uma visão comum e induzir ações relevantes para atingir o sucesso empresarial. O BSC integra as ações Estratégicas, Operacionais e Organizacionais, estabelecendo um processo estruturado para a criação de medidas adequadas e objetivos em todos os níveis, possibilitando a integração entre os grupos de ações e garantindo o alinhamento de toda a organização. O Balanced Scorecard é baseado em quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento), formando um conjunto coeso e interdependente, com seus objetivos e indicadores se inter-relacionando e formando um fluxo ou diagrama de causa e efeito que se inicia na perspectiva do aprendizado e crescimento e termina na perspectiva financeira.