Mudanças e adaptações são necessárias em tempos de crise, o momento é de reflexão e tomada de decisão. Para isso é preciso conhecer a fundo o seu consumidor e ser capaz de oferecer aquilo que ele deseja.

Cartoon businessman hand with magnifying glass looking financial report, money, coins, coffee cup, calculator, pen, sticky notes, financial analysis. vector illustration flat design green background

Cartoon businessman hand with magnifying glass looking financial report, money, coins, coffee cup, calculator, pen, sticky notes, financial analysis. vector illustration flat design green background

Devido à crise financeira que o Brasil está enfrentando já há alguns anos, diversos setores estão passando por uma transição. Mudanças e adaptações são necessárias em tempos como esse. E, o que para muitos é motivo de desânimo e cautela, para os mais visionários pode ser uma boa oportunidade de se reinventar, inovar e até crescer o negócio. O momento é de tomada de decisão para se adaptar à nova realidade.

No varejo de moda muita atenção é dada à criação, por motivos óbvios, mas pouco se fala sobre compras e planejamento. Essas duas áreas, que muitas vezes se misturam, podem determinar o bom desempenho de uma coleção. Ambas são responsáveis por alcançar as metas de venda e a falha em entregar o produto certo na hora certa poderá comprometer o lucro. Portanto o trabalho em conjunto é crucial para a apresentação de uma coleção coesa, atrativa e rentável. Mas para isso é fundamental um bom planejamento que permita traçar uma estratégia de vendas à partir da qual o mix de produto será desenvolvido e negociado.

Nesse caso, um bom planejamento não pode existir sem uma minuciosa análise de vendas. Esse é um fator determinante que muitas vezes é subestimado e pode ser o motivo de um fracasso de vendas. Só a beleza de um produto não vai garantir o seu giro, é preciso conhecer a fundo o seu consumidor para ser capaz de oferecer aquilo que ele deseja.

“Pare de tentar encontrar clientes para seus produtos e passe a encontrar produtos para seus clientes.”

SETH GODIN

Para isso o relatório de vendas de uma empresa deve ser acompanhado frequentemente e não basta apenas ranquear os produtos apontando qual mais ou menos vende, essa é uma análise muito superficial e já te direi o porquê.

Um produto pode ter vendido centenas de unidades e estar no topo da lista, mas seu tempo em estoque é de meses, enquanto outro produto que chegou apenas há alguns dias já vendeu dezenas. Esse último pode nem aparecer na lista dos mais vendidos, mas com certeza é um sucesso de vendas e pode estar passando despercebido.

É preciso olhar mais a fundo, calcular a porcentagem de venda semanal de cada produto, compará-la com a das últimas semanas, estimar por quanto tempo o estoque dará conta da demanda média. Com esses resultados em mãos a empresa pode tomar melhores decisões, como fazer pedidos de reposição ou cancelamento conforme a necessidade atual, ações de marketing para produtos que não estão tendo giro na loja, mudanças no visual merchandising para impulsionar vendas e até promoções.

Esses são só alguns dos cálculos e dados que se aplicados de maneira correta podem facilitar muito a criação de uma coleção, além de minimizar riscos e evitar a repetição de erros.

Planejamento é a chave para criar uma coleção rentável.

Levando isso em conta, aqui estão 3 ações simples que podem multiplicar suas vendas:

  •  Análise do perfil de consumidor

Esse definitivamente é o mais importante. É preciso conhecer o seu mercado, mais especificamente, o seu consumidor. Ele é a pessoa mais importante no seu negócio então dedique boa parte de seu tempo e esforços para conhecê-lo e entender o que ele precisa, ou melhor, o que ele deseja. Essa relação entre você e seu cliente que determinará o sucesso do seu negócio, portanto a faça mais estreita possível.

  • Análise de concorrência

Agora que você já conhece seu consumidor e seus desejos, é hora de pesquisar o mercado competidor e observar o que seus concorrentes estão oferecendo, bem como o que não estão oferecendo ainda, mas existe demanda. Analise quais são as forças e fraquezas dos seus competidores e a partir daí identifique quais são as oportunidades e ameaças para sua empresa, isso vai ajudá-lo a tomar decisões estratégicas.

  • Análise de vendas

Após conhecer seu consumidor e seus concorrentes será mais fácil analisar seu próprio desempenho e apontar seus pontos fortes e fracos. E a melhor ferramenta para isso é o bom e velho relatório de vendas, como já citei acima. Através dele é possível identificar os erros e acertos e à partir deles planejar novas estratégias, realocar produtos, cancelar ou aumentar pedidos… Enfim, tomar decisões de curto, médio e longo prazo que objetivam sempre uma melhor performance da sua empresa.

Sei que parece simples e até óbvio, mas muitas vezes na rotina louca de trabalho perdemos o foco nesses 3 itens tão essenciais no mundo dos negócios. Por isso vale a pena dedicar seu tempo e, sempre que possível, rever e reavaliar esses elementos, mais ainda no mercado da moda cujas mudanças são sempre tão rápidas e frequentes. E para estar à frente é preciso se manter atualizado.

 

Fonte: Administradores