Certificação Digital

Baseada nos avanços tecnológicos, a certificação digital é a melhor forma de garantir autenticidade, segurança e integridade às informações e transações eletrônicas. Sua tecnologia funciona através de elaborados algoritmos matemáticos, proporcionando total sigilo no ambiente virtual.

Passo-a-Passo

Para obter um certificado digital, é muito simples. São quatro etapas: solicitação, identificação presencial, validação dos documentos e emissão. Antes de tudo, é interessante que você pense bem na finalidade que o certificado terá no seu dia-a-dia e o período de validade necessário, além da forma de armazenamento preferida. Assim, você pode escolher o tipo de certificado que mais se encaixa nas suas necessidades. Veja um rápido passo-a-passo, explicando cada parte do processo de obtenção de seu certificado digital. (Certificado Digital de Pessoa Física e do Certificado Digital de Pessoa Jurídica.)

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COMO OBTER

1. Solicitação

Em primeiro lugar, você deve acessar o website de uma das Autoridades Certificadoras e escolher entre A1 ou A3 e a validade do certificado digital. Em seguida, você faz a operação de compra através do próprio website.

2. Identificação Presencial

Depois de fazer a solicitação, você precisa agendar um horário em nosso ponto de atendimento credenciado a uma autoridade de registro – como a AR Acertcon -, tendo em mãos os documentos necessários para emitir o tipo de certificado que você escolheu.

3. Validação e Verificação

Tendo feito a identificação presencial pelo agente de registro, você deve, depois disso, esperar o processo de validação e verificação. Isso é feito pela Autoridade de Registro. Se toda a sua documentação estiver de acordo com o que é exigido, você chega à etapa final de emissão do Certificado.

4. Emissão

O sistema gera o par de chaves RSA com o tamanho de 2048 bits e algoritmo de assinatura SHA 256 na mídia criptográfica do cliente. Ao final da emissão, você tem um certificado digital pronto para ser utilizado diariamente, com o que há de mais moderno em termos de segurança online.

DOCUMENTOS PESSOA FÍSICA

Para você obter o Certificado Digital Pessoa Física, deve apresentar pessoalmente os seguintes documentos (ORIGINAIS):

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

  • 01 documento de identificação (Carteira de Motorista, Registro Geral – RG, Passaporte, Carteira Profissional, como CRC, OAB, CREA, CRM);
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física;
  • ser emitido no máximo 90 dias, concessionárias de serviços públicos, são aceitos somente água, luz e telefone em nome do representante legal perante a Receita Federal do Brasil.

 

DOCUMENTOS OPCIONAIS

  • Título de Eleitor;
  • Comprovante de inscrição no PIS/PASEP/CI-NIS – Obrigatório se você desejar que isso conste no certificado, ou seja, requisito obrigatório da aplicação para acessar o Conectividade Social por suas empresas (procuradores). Os documentos Comprobatórios possíveis: cartão do PIS; extrato do FGTS; Cartão Cidadão ou impressão atualizada da página da Dataprev;
  • Cadastro específico do INSS-CEI – Obrigatório se você desejar que conste no certificado para acessar as aplicações inerentes ao Conectividade Social da Caixa Econômica.
  • NOTA I: As ARs têm o direito de solicitar documentos adicionais, caso julguem necessário.
  • NOTA II: É obrigatória a presença do representante legal cadastrado na Receita Federal do Brasil. Representar por procuração apenas nos casos de emissão de Certificado para Conhecimento de Transporte (entrar em contato com Agente de Registro para maiores informações).

DOCUMENTOS PESSOA JURÍDICA

Para você obter o Certificado Digital Pessoa Jurídica, deve apresentar pessoalmente os seguintes documentos (ORIGINAIS):

DOCUMENTOS REFERENTES À EMPRESA

  • Documento de constituição (estatuto, contrato social ou requerimento de empresário) + última alteração contratual (se houver), devidamente registrados nos órgãos competentes;
  • Documentos de Eleição da diretoria vigente, quando aplicável;
  • Cartão CNPJ atualizado.

 

DOCUMENTOS REFERENTES AO REPRESENTANTE LEGAL CADASTRADO NA RECEITA FEDERAL

  • 01 documento de identificação (Carteira de Motorista, Registro Geral – RG, Passaporte, Carteira Profissional, como CRC, OAB, CREA, CRM);
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física;
  • Comprovante de endereço emitido há no máximo três meses (concessionárias de serviços públicos – água, luz, telefone fixo, gás; extratos bancários; contrato de aluguel onde conste o nome do titular);
  • Comprovante de inscrição no PIS/PASEP/CI-NIS – (Opcional);
  • Título de eleitor – (Opcional);
  • Cadastro específico do INSS-CEI – (Opcional).
  • NOTA I: As ARs têm o direito de solicitar documentos adicionais, caso julguem necessário. Em caso de Sociedade LTDA, onde possua última alteração contratual consolidada não há necessidade de apresentar o contrato social e demais alterações