A informação e o conhecimento possuem valores elevados e representam poder para quem os possui. Tanto que grande parte das organizações utiliza a gestão do conhecimento como recurso estratégico para obter produtividade, lucratividade e, portanto, tornarem-se mais competitivas. Hoje, é possível comprar e vender de tudo em qualquer lugar do mundo, e esta facilidade tem diversificado muito as escolhas dos consumidores. Quem não encontrar um diferencial para seus produtos perderá mercado e não conseguirá manter sua empresa. E como encontrar este diferencial?
É aí que entra a gestão do conhecimento. Porém, inicialmente, temos que desmistificar este tema tão importante no mundo empresarial, sobretudo, para as pequenas empresas. Esta prática organizacional contribui para o bom gerenciamento dos negócios, e é composta por ações simples de serem implementadas, em qualquer um dos setores: indústria, comércio, serviços ou agronegócios. Muitas empresas têm iniciativas incorporadas no seu dia a dia que podem ser, eventualmente, gestão do conhecimento, mas não sabem disso. Assim, não desfrutam de todos os benefícios que tais ações podem trazer se estiverem estruturadas.
Sem dúvida, este é um trabalho que requer disciplina, dedicação e exige redobrada atenção em dois aspectos: o negócio e o ambiente onde ele está inserido. As informações disponíveis no mundo estão acessíveis a grande parcela das corporações, porém poucas as utilizam em prol de sua estratégia. Estar atento aos movimentos mundiais relacionados ao mercado é fundamental para descobrir tendências e inovações que possam proporcionar vantagens ou consolidar um papel de destaque local.
Ter profundo conhecimento de tudo que diz respeito à empresa é outra condição para o sucesso. Estes dados estão, principalmente, nas pessoas, que carregam em si a história da empresa e o seu funcionamento. Aquele diferencial, do qual falamos anteriormente e que trará mais competitividade, pode ser encontrado, sobretudo, nos colaboradores. São eles que conhecem os processos e, assim, podem dar a sua contribuição.
Não temos dúvida que o conhecimento é o maior bem de uma organização e quando ela se conhece de verdade pode implementar melhorias contínuas, bem como elaborar estratégias mais precisas, projetos, compras, contratações e, até mesmo, promover a expansão dos negócios. Certamente, qualquer tipo de ação terá impacto de forma muito mais positiva e segura, pois existem fontes de informações que possibilitarão sempre a melhor escolha. Ela é a norteadora para qualquer tomada de decisão mais assertiva.
O importante é ter claro que a gestão do conhecimento é um processo contínuo, não tem fim. E o SEBRAE/RS está à disposição para ajudar todos os empreendedores a transformarem seus negócios em histórias de sucesso.
Fonte: Jornal do Comércio